Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8774
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Da satisfação ao sofrimento no trabalho: breve análise sobre os impactos da organização do trabalho na saúde mental do trabalhador
Author(s)/Inventor(s): Fonseca, Vívian Maria Zidan da
Advisor: Gueiros, Daniele Gabrich
Abstract: Com o tema direito do trabalho e saúde mental, esta monografia tem como objetivo compreender as razões que tem levado ao adoecimento mental de trabalhadores. O número de afastamentos previdenciários motivados por adoecimentos psíquicos tem aumentado nos últimos anos. Dessa maneira, serão analisadas as relações de trabalho contemporâneas a partir do cenário globalizado do mundo do trabalho, perpassando por conceitos importantes como intensidade e precarização do trabalho. Em seguida, a partir da psicodinâmica do trabalho, será realizada uma reflexão sobre os impactos do trabalho e sua organização para a saúde mental do trabalhador, considerando o trabalho como expressão da dignidade do sujeito, na compreensão não apenas da doença, mas também da saúde e do prazer. Por fim, será aprofundado o assunto sobre a organização do trabalho sob a perspectiva do “trabalhador emancipado”, cada vez mais demandado pela gestão orientada pela maximização de resultados. Ao longo da pesquisa, será verificado que os impactos do trabalho sobre a saúde mental do trabalhador são reais e colaboram para a manifestação do sofrimento, seja num contexto marcado pelo trabalho prescrito e controlador, esmiuçado por Dejours, como também num ambiente que estimule a autonomia e a flexibilidade para a realização do trabalho, examinado por Supiot.
Keywords: Direito do Trabalho
Saúde Mental
Psicodinâmica do Trabalho
Organização do Trabalho
Métodos de Gestão
Adoecimento
Labor Law
Mental Health
Psychodynamics of Work
Work Organization
Management Methods
Illness
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FONSECA, Vívian Maria Zidan da. Da satisfação ao sofrimento no trabalho: breve análise sobre os impactos da organização do trabalho na saúde mental do trabalhador. 2018. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMZFonseca.pdf400.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.