Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/878
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Responsabilidade social empresarial e a nova dinâmica social
Autor(es)/Inventor(es): Pires, Mariana Cunha
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: A responsabilidade social empresarial está ligada às mudanças na dinâmica social mundial e brasileira. Transformações sociais e econômicas do século XX trazem concentração de riqueza e exclusão social. O fortalecimento das organizações da sociedade civil faz surgir um novo ator social, o Terceiro Setor, que pressiona as corporações a assumirem também a responsabilidade de prover soluções para as mazelas sociais. O Estado passa a não ser o único provedor de soluções para as questões sociais. Surge a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), com poucos fundamentos e orientações dirigidas. Aos poucos, ela se torna uma forma de gestão e passa a fazer parte do planejamento estratégico das empresas, com novas ferramentas, medição de resultados e balanços sociais. Também a parceria entre os três setores (Estado, empresa e Terceiro Setor) começa a se delinear e vem ganhando força principalmente pela profissionalização do Terceiro Setor. Muito se discute acerca de se a RSE é modismo empresarial ou algo genuíno, sem objetivos financeiros; ou ainda, se atrapalha a bem aventurança dos negócios. Até onde a RSE deve seguir e quais rumos ela deve tomar são algumas das questões levantadas neste estudo, que não pretende respondêlas, mas embasar e gerar discussão acerca do tema.
Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial
Planejamento estratégico
Exclusão social
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Jun-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PIRES, Mariana Cunha. Responsabilidade social empresarial e a nova dinâmica social. 2005. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPIRES.pdf645.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.