Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8825
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A vivência do parto e a violência obstétrica na visão das mulheres: um estudo de revisão bibliográfica
Autor(es)/Inventor(es): Diniz, Caroline da Silva
Orientador: Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares
Resumo: Apresenta a visão das mulheres que passaram pelo processo de parto, no que tange a violência obstétrica. Discute-se, brevemente, a institucionalização do parto, o conceito de violência obstétrica a partir da perspectiva de violência de gênero e a caracterização do atual cenário brasileiro. É uma revisão bibliográfica narrativa, na qual 20 documentos foram analisados. O estudo revelou 5 categorias temáticas: sentimentos em relação a vivência do parto, banalização da violência, desinformação das mulheres, hierarquia entre profissionais e usuárias e temor a retaliação. Apesar de reconhecerem tratamentos inadequados e se sentirem desvalorizadas, percebe-se que o desconhecimento das mesmas sobre a questão e a pouca expectativa acerca do atendimento nos serviços de saúde gera a banalização da violência, pois acreditam ser algo intrínseco ao processo. Somado à incomunicabilidade, o medo de sofrer alguma retaliação as impede de questionar o atendimento e fazer valer suas vontades. Além disso, fica evidente a contradição envolvida no discurso e sentimentos vivenciados. Nesse sentido, é fundamental que profissionais e usuárias do serviço de saúde, além da população de uma forma geral, sejam alvos da educação em saúde, para dar visibilidade à violência obstétrica e resgatar a autonomia das mulheres.
Palavras-chave: Violência
Parto
Violência contra a mulher
Saúde da mulher
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DINIZ, Caroline da Silva. A vivência do parto e a violência obstétrica na visão das mulheres: um estudo de revisão bibliográfica. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSDINIZ.pdf300.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.