Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8842
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Comando Vermelho: o que se disse liberdade, se tornou controle
Autor(es)/Inventor(es): Albergaria, Rafaela Cristina Bonifácio
Tutor: Azambuja, Miriam Krenzinger
Resumen: Estudo sobre a adequação do Comando Vermelho a corresponder às necessidades do capital de controle das mazelas sociais na atual dinâmica da luta de classes. A partir da reconstituição das mediações que atravessam sua conformação, buscamos traçar a linha histórica que o concebeu como ferramenta funcional a reprodução das relações de exploração capitalistas. Adotamos o conceito da contradição, procurando investigar como o fenômeno da facção se desdobrou a atender interesses divergentes: de oferecer uma dita “segurança” em relação à violência policial e ajuda assistencial a população pobre das periferias e carceragens onde atuam abandonadas pelas máquinas estatais-. E em contraposição, garantir, através dessa relação de controle – construída em suas áreas de atuação – da população em meio a regras rígidas e duras punições, minando seu potencial de enfrentamento às condições de pauperismo e opressão impostas pela acumulação capitalista. Entendemos que esse controle não se realiza de forma consciente, mas é possibilitado pela alienação embutida na mistificação da realidade trazida pelas dinâmicas criminais.
Materia: Políticas públicas
Crime organizado
Comando Vermelho (Rio de Janeiro, RJ)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALBERGARIA, Rafaela Cristina Bonifácio. Comando Vermelho: o que se disse liberdade, se tornou controle. 2016. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCBAlbergaria.pdf574.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.