Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8971
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo experimental para predição de parâmetros interfaciais em escoamento bifásico utilizando técnicas ultrassônicas comparadas
Autor(es)/Inventor(es): Moreno, Leonardo Reis Pompeu Bastos
Orientador: Jian, Su
Resumo: A fim de estudar escoamentos intermitentes foram montados dois experimentos com mistura ar-água, ambos como objetivo de medir velocidades e comprimentos de bolhas alongadas. A seção de testes consiste numa tubulação de 6,0 m de aço inox acoplada num tubo de 1,8 m de acrílico, ambos com 1" de diâmetro interno, instrumentação auxiliar (medidores de vazão e pressão) e dois transdutores ultra-sônicos do tipo pulso-eco 5Mhz fixos no final da seção de testes, que fizeram a medição dos parâmetros interfaciais estudados. Os parâmetros estudados foram medidos variando a inclinação da seção de testes positivamente. No primeiro experimento foram variados a inclinação da seção de testes e o par de vazões de água e ar. Já no segundo, foi planejado o experimento do drift flux: encheu-se o tubo de água, mantendo a saída aberta, e bolhas pressurizadas foram injetadas na entrada do mesmo; a inclinação também foi variada nesse último experimento. Em ambos os casos a técnica utilizada foi uma técnica ultra-sônica de alta velocidade com uso de transdutores tipo pulso-eco. Vale ressaltar que no experimento com a água parada, foi desenvolvido um sistema de filtragem,em LabView,que analisa os sinais e elimina os resultados atípicos. Todos os resultados experimentais foram comparados com correlações da literatura.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Escoamento bifásico
pulso-eco
drift flux
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10004974.pdf6.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.