Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8990
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da implantação de um sistema de iluminação solar utilizando cabos de fibra óptica no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Bruno Galdino
Tutor: Suemitsu, Walter Issamu
Resumen: Atualmente a preocupação com o meio ambiente é de conhecimento de todos, e o tema do desenvolvimento sustentável é muito comum nas mesas de discussão de grandes líderes mundiais. Em um país em desenvolvimento como o Brasil, o investimento no setor energético é de fundamental importância e, às vezes por questões ambientais, as práticas de eficiência energética são, na maioria das vezes, a solução encontrada para suprir o aumento de demanda de energia. Pensando nesta eficiência e sabendo que grande parcela do gasto em energia elétrica é proveniente da iluminação, uma solução seria a utilização de uma forma mais direta da iluminação natural, através de um sistema utilizando cabos de fibra óptica para a transmissão da energia luminosa proveniente do sol para o interior dos edifícios. Este trabalho visa realizar um estudo de viabilidade da implantação deste sistema no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tornando assim o sistema de iluminação mais eficiente.
Materia: eficiência energética
sistemas de iluminação
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10005121.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.