Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8990
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da implantação de um sistema de iluminação solar utilizando cabos de fibra óptica no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Bruno Galdino
Orientador: Suemitsu, Walter Issamu
Resumo: Atualmente a preocupação com o meio ambiente é de conhecimento de todos, e o tema do desenvolvimento sustentável é muito comum nas mesas de discussão de grandes líderes mundiais. Em um país em desenvolvimento como o Brasil, o investimento no setor energético é de fundamental importância e, às vezes por questões ambientais, as práticas de eficiência energética são, na maioria das vezes, a solução encontrada para suprir o aumento de demanda de energia. Pensando nesta eficiência e sabendo que grande parcela do gasto em energia elétrica é proveniente da iluminação, uma solução seria a utilização de uma forma mais direta da iluminação natural, através de um sistema utilizando cabos de fibra óptica para a transmissão da energia luminosa proveniente do sol para o interior dos edifícios. Este trabalho visa realizar um estudo de viabilidade da implantação deste sistema no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tornando assim o sistema de iluminação mais eficiente.
Palavras-chave: eficiência energética
sistemas de iluminação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10005121.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.