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dc.contributor.advisorCavalcanti, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorMachado, Raquel dos Santos-
dc.date.accessioned2019-08-05T14:22:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:29Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationMACHADO, Raquel dos Santos. Falsificação: uma questão para se pensar o campo da arte. 2019. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9067-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFalsificaçãopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectMercado de artept_BR
dc.subjectInvestigação científicapt_BR
dc.titleFalsificação: uma questão para se pensar o campo da artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3589319848375106pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura entender que implicações para o campo da História da Arte decorrem da falsificação de obras de arte, quais são as ferramentas e mecanismos existentes para coibir esse tipo de ação, bem como discutir meios possíveis para transformar a questão em algo positivo para o campo. A pesquisa está organizada em quatro capítulos. No primeiro propõe-se a estabelecer a relação entre arte, falsificação e mercado de arte, identificando também conceitos concernentes ao assunto; no segundo propõe-se a analisar o funcionamento da falsificação de pinturas mediante a exposição da trajetória de um ex-falsificador britânico; no terceiro propõe-se a abordar a relação de cooperação entre os campos da ciência e da arte no que concerne a investigação científica de obras de arte; e no quarto, por fim, busca-se pensar a falsificação no contexto brasileiro e as estratégias adotadas pelos profissionais do ramo da arte para o combate às falsificações. Para a realização do trabalho, a metodologia escolhida foi a revisão de literatura. Livros, artigos eletrônicos, dissertações, teses acadêmicas, vídeos, reportagens e conversas com especialistas sobre o assunto serviram de material e constituíram a base para a pesquisa. Espera-se com este estudo aquecer a discussão do assunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela sua importância e pela necessidade de ser mais explorado a fim de criar novas fontes de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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