Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9067
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | Machado, Raquel dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T14:22:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-11 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Raquel dos Santos. Falsificação: uma questão para se pensar o campo da arte. 2019. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9067 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Falsificação | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Mercado de arte | pt_BR |
dc.subject | Investigação científica | pt_BR |
dc.title | Falsificação: uma questão para se pensar o campo da arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3589319848375106 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho procura entender que implicações para o campo da História da Arte decorrem da falsificação de obras de arte, quais são as ferramentas e mecanismos existentes para coibir esse tipo de ação, bem como discutir meios possíveis para transformar a questão em algo positivo para o campo. A pesquisa está organizada em quatro capítulos. No primeiro propõe-se a estabelecer a relação entre arte, falsificação e mercado de arte, identificando também conceitos concernentes ao assunto; no segundo propõe-se a analisar o funcionamento da falsificação de pinturas mediante a exposição da trajetória de um ex-falsificador britânico; no terceiro propõe-se a abordar a relação de cooperação entre os campos da ciência e da arte no que concerne a investigação científica de obras de arte; e no quarto, por fim, busca-se pensar a falsificação no contexto brasileiro e as estratégias adotadas pelos profissionais do ramo da arte para o combate às falsificações. Para a realização do trabalho, a metodologia escolhida foi a revisão de literatura. Livros, artigos eletrônicos, dissertações, teses acadêmicas, vídeos, reportagens e conversas com especialistas sobre o assunto serviram de material e constituíram a base para a pesquisa. Espera-se com este estudo aquecer a discussão do assunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela sua importância e pela necessidade de ser mais explorado a fim de criar novas fontes de pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RSMachado.pdf | 5.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.