Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9067
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Falsificação: uma questão para se pensar o campo da arte
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Raquel dos Santos
Tutor: Cavalcanti, Ana Maria Tavares
Resumen: Este trabalho procura entender que implicações para o campo da História da Arte decorrem da falsificação de obras de arte, quais são as ferramentas e mecanismos existentes para coibir esse tipo de ação, bem como discutir meios possíveis para transformar a questão em algo positivo para o campo. A pesquisa está organizada em quatro capítulos. No primeiro propõe-se a estabelecer a relação entre arte, falsificação e mercado de arte, identificando também conceitos concernentes ao assunto; no segundo propõe-se a analisar o funcionamento da falsificação de pinturas mediante a exposição da trajetória de um ex-falsificador britânico; no terceiro propõe-se a abordar a relação de cooperação entre os campos da ciência e da arte no que concerne a investigação científica de obras de arte; e no quarto, por fim, busca-se pensar a falsificação no contexto brasileiro e as estratégias adotadas pelos profissionais do ramo da arte para o combate às falsificações. Para a realização do trabalho, a metodologia escolhida foi a revisão de literatura. Livros, artigos eletrônicos, dissertações, teses acadêmicas, vídeos, reportagens e conversas com especialistas sobre o assunto serviram de material e constituíram a base para a pesquisa. Espera-se com este estudo aquecer a discussão do assunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela sua importância e pela necessidade de ser mais explorado a fim de criar novas fontes de pesquisa.
Materia: Arte
Falsificação
Pintura
Mercado de arte
Investigação científica
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MACHADO, Raquel dos Santos. Falsificação: uma questão para se pensar o campo da arte. 2019. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSMachado.pdf5.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.