Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9115
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: A publicidade na construção do imaginário da cidade moderna: um estudo dos efeitos dos equipamentos urbanos através dos meios de comunicação no Rio de Janeiro (1940-1960)
Author(s)/Inventor(s): Tavares, Pricila Loretti
Advisor: Pechman, Robert Moses
Abstract: O presente trabalho vai ao encontro das transformações ocorridas, principalmente em meados do século XX, no Brasil, e particularmente na cidade do Rio de Janeiro pelo viés dos meios de comunicação, refletindo sobre a forma desigual pela qual a cidade moderna foi sendo construída simbolicamente a partir do consumo de bens e serviços, em sua maioria, norte-americanos, os quais foram sendo culturalmente apropriados pela sociedade carioca.
Abstract: This paper meets the transformations that occurred, mainly in the mid-twentieth century, in Brazil, and particularly in the city of Rio de Janeiro through the bias of the media, reflecting on the unequal way in which the modern city was symbolically built to from the consumption of goods and services, mostly Americans, which were being culturally appropriated by the carioca society.
Keywords: Publicidade
Cidades
Modernidade
Mercadorias
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Production unit: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Jan-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLTavares.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.