Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9115
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: A publicidade na construção do imaginário da cidade moderna: um estudo dos efeitos dos equipamentos urbanos através dos meios de comunicação no Rio de Janeiro (1940-1960)
Autor(es)/Inventor(es): Tavares, Pricila Loretti
Orientador: Pechman, Robert Moses
Resumo: O presente trabalho vai ao encontro das transformações ocorridas, principalmente em meados do século XX, no Brasil, e particularmente na cidade do Rio de Janeiro pelo viés dos meios de comunicação, refletindo sobre a forma desigual pela qual a cidade moderna foi sendo construída simbolicamente a partir do consumo de bens e serviços, em sua maioria, norte-americanos, os quais foram sendo culturalmente apropriados pela sociedade carioca.
Resumo: This paper meets the transformations that occurred, mainly in the mid-twentieth century, in Brazil, and particularly in the city of Rio de Janeiro through the bias of the media, reflecting on the unequal way in which the modern city was symbolically built to from the consumption of goods and services, mostly Americans, which were being culturally appropriated by the carioca society.
Palavras-chave: Publicidade
Cidades
Modernidade
Mercadorias
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Jan-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Política e Planejamento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLTavares.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.