Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9127
Tipo: Relatório
Título: Implementação de sistemas padronizados de planejamento de recursos de empresas (ERP): estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Cesar
Klein, Roberta
Resumo: A evolução da informática tornou-a quase obrigatória no dia-a-dia das empresas. Inicialmente, os sistemas tinham apenas a função básica de automatizar seus principais processos. Hoje, no entanto, são parte integrante da essência do negócio. Existem basicamente duas opções na área de sistemas; pode-se desenvolver os sistemas “sob medida” para a empresa ou comprar no mercado um pacote de software. Verifica-se uma tendência nas empresas em substituir os sistemas de informações existentes por tais pacotes, os chamados sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). O caso analisado no presente trabalho sugere que os estudos já realizados no exterior podem ter alguma valia para as empresas brasileiras, pois praticamente todos os pontos levantados na literatura foram observados no caso em questão. Além disso, foram identificados vários fatores de sucesso (e.g. bom planejamento, organização e gerenciamento do projeto; equipe qualificada para a implementação; escopo do sistema definido antes da implementação do mesmo) assim como alguns fatores de risco (e.g. falta de critério na seleção do ERP a ser implementado; terceirização da negociação da compra do ERP; formação de grupo de trabalho formado por funcionários “disponíveis” e não os mais adequados).
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Sistema de informação
Working paper
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Instituto COPPEAD de Administração
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Relatórios COPPEAD
Número: 331
Data de publicação: 2001
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 8575080105
ISSN: 1518-3335
Citação: GONÇALVES, Cesar; KLEIN, Roberta. Implementação de sistemas padronizados de planejamento de recursos de empresas (ERP): estudo de caso. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 41 p. (Relatórios COPPEAD, 331).
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RC_331-Comp..pdf98.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.