Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9144
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mulheres no mercado de trabalho brasileiro: uma análise de um período de crescimento e de crise e suas respectivas políticas públicas (2004 – 2017)
Autor(es)/Inventor(es): Claassen, Isabela Venegas
Tutor: Morais, Maria Helena Lavinas de
Resumen: O presente estudo apresenta uma análise da inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro, com um enfoque sobre as suas desigualdades e como elas se alteram em função do contexto econômico e das políticas públicas adotadas. Considerando a herança histórica de divisão sexual do trabalho, a ocupação feminina se mostra como dependente de outros fatores além da sua demanda, uma vez que a entrada no mercado não anula as tarefas domésticas impostas sobre mulheres. A partir dessa premissa, traz-se uma caracterização do emprego feminino desde os anos 70 para, posteriormente, analisar as mudanças nas desigualdades impostas às mulheres no mercado de trabalho em um período de crescimento econômico (2004 2013) e um de crise econômica (2014 -2017). São exploradas em seguida as políticas públicas implantadas nesses mesmos períodos e seus efeitos nessas desigualdades.
Materia: Mercado de trabalho - Mulheres
Mercado de trabalho - Contexto socioeconômico
Políticas públicas - Brasil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ene-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IVClaassen.pdf276.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.