Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9151
Especie: Relatório
Título : Cláusulas de escrituras de debêntures brasileiras após a estabilização econômica
Autor(es)/Inventor(es): Filgueira, Antônio Luís Lima
Leal, Ricardo Pereira Câmara
Resumen: Este trabalho investiga as principais alterações ocorridas nas cláusulas de debêntures brasileiras, após a estabilização da economia. Foram analisados os termos de 91 contratos de emissão com base em uma amostra selecionada, referentes ao período compreendido entre julho de 1994 (quando da implementação do Plano Real) e dezembro de 1997. Entre as principais modificações do modelo contratual de debêntures brasileiro, verificadas nesta pesquisa, destacam-se: i) menor utilização da indexação à inflação doméstica; ii) utilisação mais frequente de juros remuneratórios com base em taxas flutuantes; iii) redução na proporção de escrituras que utilizam cláusulas de remuneração de prêmio; iv) maior frequência de cláusulas que prevêem resgate antecipado e menor utilização de cláusulas de repactuação programada; v) maior presença de títulos conversíveis e; vi) aumento da frequência de cláusulas que restringem compromissos a investimentos e financiamentos. Os resultados obtidos são analisados e discutidos à luz da adaptação do modelo contratual de debêntures brasileiro ao novo ambiente econômico. Finalmente, são elaboradas algumas sugestões para a continuidade da pesquisa na área de contratação financeira.
Resumen: unavailable
Materia: Finanças
Debêntures
Working paper
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Instituto COPPEAD de Administração
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Relatórios COPPEAD
Número: 334
Fecha de publicación: 2000
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISSN: 1518-3335
Citación : FILGUEIRA, Antônio Luís Lima; LEAL, Ricardo Pereira Câmara. Cláusulas de escrituras de debêntures brasileiras após a estabilização econômica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. 23 p. (Relatórios COPPEAD, 334).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RC_334-Comp..pdf71.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.