Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9151
Tipo: Relatório
Título: Cláusulas de escrituras de debêntures brasileiras após a estabilização econômica
Autor(es)/Inventor(es): Filgueira, Antônio Luís Lima
Leal, Ricardo Pereira Câmara
Resumo: Este trabalho investiga as principais alterações ocorridas nas cláusulas de debêntures brasileiras, após a estabilização da economia. Foram analisados os termos de 91 contratos de emissão com base em uma amostra selecionada, referentes ao período compreendido entre julho de 1994 (quando da implementação do Plano Real) e dezembro de 1997. Entre as principais modificações do modelo contratual de debêntures brasileiro, verificadas nesta pesquisa, destacam-se: i) menor utilização da indexação à inflação doméstica; ii) utilisação mais frequente de juros remuneratórios com base em taxas flutuantes; iii) redução na proporção de escrituras que utilizam cláusulas de remuneração de prêmio; iv) maior frequência de cláusulas que prevêem resgate antecipado e menor utilização de cláusulas de repactuação programada; v) maior presença de títulos conversíveis e; vi) aumento da frequência de cláusulas que restringem compromissos a investimentos e financiamentos. Os resultados obtidos são analisados e discutidos à luz da adaptação do modelo contratual de debêntures brasileiro ao novo ambiente econômico. Finalmente, são elaboradas algumas sugestões para a continuidade da pesquisa na área de contratação financeira.
Resumo: unavailable
Palavras-chave: Finanças
Debêntures
Working paper
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Instituto COPPEAD de Administração
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Relatórios COPPEAD
Número: 334
Data de publicação: 2000
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISSN: 1518-3335
Citação: FILGUEIRA, Antônio Luís Lima; LEAL, Ricardo Pereira Câmara. Cláusulas de escrituras de debêntures brasileiras após a estabilização econômica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. 23 p. (Relatórios COPPEAD, 334).
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RC_334-Comp..pdf71.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.