Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9191
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma implementação do CES
Autor(es)/Inventor(es): Pires, Erick Teixeira
Tutor: Vasconcelos, Nelson Quilula
Resumen: Os computadores modernos são sistemas complexos, e isso cria uma distância entre os conceitos de Programação em Linguagens de Baixo Nível e os de Circuitos Digitais. Esse projeto tem como objetivo implementar um computador muito simples utilizando os elementos básicos da lógica combinacional e sequencial em uma tentativa de encurtar a distância cognitiva entre essas duas áreas da Computação. Para isso foram utilizados circuitos integrados derivados da família 74, que são comumente empregados para o ensino de Circuitos Lógicos. A montagem foi feita em protoboards, também familiares aos estudantes. O computador possui apenas um modo de endereçamento, um único acumulador, apenas 4 instruções, o que torna fácil o entendimento total do seu funcionamento. O computador implementa a arquitetura de Von Neumann, que é a base dos computadores modernos. Um simulador desse computador é aplicado no ensino de uma disciplina do curso de graduação em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2008.
Materia: Circuitos lógicos
Arquitetura de computadores
Linguagem de programação
Logic circuits
Computer archicteture
Programming language
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto de Computação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ETPires.pdf7.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.