Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9191
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma implementação do CES
Autor(es)/Inventor(es): Pires, Erick Teixeira
Orientador: Vasconcelos, Nelson Quilula
Resumo: Os computadores modernos são sistemas complexos, e isso cria uma distância entre os conceitos de Programação em Linguagens de Baixo Nível e os de Circuitos Digitais. Esse projeto tem como objetivo implementar um computador muito simples utilizando os elementos básicos da lógica combinacional e sequencial em uma tentativa de encurtar a distância cognitiva entre essas duas áreas da Computação. Para isso foram utilizados circuitos integrados derivados da família 74, que são comumente empregados para o ensino de Circuitos Lógicos. A montagem foi feita em protoboards, também familiares aos estudantes. O computador possui apenas um modo de endereçamento, um único acumulador, apenas 4 instruções, o que torna fácil o entendimento total do seu funcionamento. O computador implementa a arquitetura de Von Neumann, que é a base dos computadores modernos. Um simulador desse computador é aplicado no ensino de uma disciplina do curso de graduação em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2008.
Palavras-chave: Circuitos lógicos
Arquitetura de computadores
Linguagem de programação
Logic circuits
Computer archicteture
Programming language
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ETPires.pdf7.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.