Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/919
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Rotinas produtivas sobre meio ambiente e perspectivas do jornalismo ambiental no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Fanzeres, Andreia de Matos Peixoto
Tutor: Braga, William Dias
Resumen: Demonstra a urgência de uma comunicação ambiental mais presente no Brasil, a história desse movimento e estratégias possíveis para sua efetivação. A autora apresenta as justificativas para a práxis de um jornalismo ambiental voltado para as políticas públicas da área e que acompanhe o agravamento dos conflitos sociais e ecológicos do planeta. Isso não implica necessariamente a abordagem de aspectos negativos ou catástrofes apelativas. O reconhecimento de iniciativas sustentáveis e o esforço midiático de torná-las populares é um dever – ainda mal cumprido – pela maioria dos meios de comunicação brasileiros. A proposta para o exercício do jornalismo fundamenta-se em uma mudança de concepção para a disseminação de informações que contribuam para o pleno exercício da cidadania – o que envolve não apenas um relacionamento mais responsável com o meio ambiente, mas com assuntos das esferas política, econômica, cultural etc. O modelo compartimentado de informação não auxilia o público a perceber as interconexões políticas, culturais e econômicas dos saberes, que resultam em conseqüências ambientais. Estratégias eficazes e coerentes diante das demandas mais essenciais da humanidade se fazem urgentes e significam mudanças de linguagem, conteúdo e formatação das notícias. A autora apresenta ainda um estudo de caso das notícias publicadas sobre a Baia de Guanabara para demonstrar a importância da informação regional para a sustentabilidade em longo prazo. A informação localizada proporciona participação política e social, viabiliza a cidadania, promove conscientização e responsabilização sobre os atos que afetam o ambiente comum. Em um país com sérias restrições educacionais, a mídia pode exercer seu papel social da maneira mais concreta ao se deixar guiar pelo lema primordial da ecologia: agir localmente e se comprometer globalmente.
Materia: Jornalismo
Meio ambiente
Sustentabilidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-nov-2004
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FANZERES, Andreia de Matos Peixoto. Rotinas produtivas sobre meio ambiente e perspectivas do jornalismo ambiental no Brasil. 2004. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AFanzeres.pdf597.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.