Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9229
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desempenho da indústria automobilística nacional: um estudo de concentração e políticas industriais de 2003-2014.
Autor(es)/Inventor(es): Sena, Filipe Mayago Mendonça de
Orientador: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumo: A indústria automobilística brasileira passou por um processo de intensa mudança ao longo do tempo e se mostrou importante para o desenvolvimento da economia. A fim de investigar quais as eventuais mudanças no padrão competitivo da indústria de produção de automóveis e veículos comerciais leves, a monografia analisa dois de seus aspectos importantes da indústria automobilística: a evolução das taxas de concentração e a política industrial no período de 2003 a 2014. Neste trabalho utiliza-se o modelo Estrutura Conduta e Desempenho, com base nos dados obtidos da base de dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Foram usados os índices Razão de Concentração (CR) e de Hirschman-Herfindal (HHI) para a determinação do grau de concentração na indústria. Com isso, a análise mostrou que a indústria automobilística se beneficiou de um alto grau de protecionismo desde sua criação até o fim do período de substituição de importações e a abertura comercial. Ao analisar esse contexto pós 2003, verifica-se que a estrutura se manteve como oligopólio diferenciado, ainda que o grau de concentração tenha apresentado uma pequena queda entre 2003 e 2014.
Palavras-chave: Indústria automobilística - Concentração - 2003-2014
Indústria automobilística - Política industrial - 2003-2014
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMMSena.pdf460.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.