Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9240
Tipo: Artigo
Título: Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
Título(s) alternativo(s): Crossing red lights: gender negotiations in Brazilian automobile consumption
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Roberta Dias
Casotti, Letícia Moreira
Mendonça, Fabrício Molica de
Resumo: Se por um lado, autores discutem a relação íntima entre o automóvel e sua função expressiva na condição masculina de gênero, por outro, é frequente a publicação na mídia de pesquisas que apontam a crescente importância da mulher no processo de decisão de compra do automóvel familiar. A categoria de automóveis projeta um espaço favorável para discutir o encontro de práticas e significações de consumo masculinas e femininas, que, ao serem investidas sobre o mesmo produto, geram um cenário turbulento e enriquecedor. O objetivo deste trabalho foi investigar a construção de práticas e narrativas de consumo em espaço de litígio de gênero, onde homens e mulheres adotam o mesmo mercado como recurso para a formatação de suas identidades de gênero particulares e opostas. Foram realizadas entrevistas em profundidade (RJ e MG) e grupos de discussão com homens e mulheres. Propomos o conceito de arena de gênero, definido como o espaço de consumo, que apresenta marcações identitárias específicas, oferecendo uma nova camada de interpretação da questão de gênero, no encontro entre objeto e indivíduo. A construção de identidades de gênero adotam recursos simbólicos e materiais, mas se desenrolam em espaços que filtram e redefinem essas mensagens.
Resumo: Some authors discuss the intimate relationship between the automobile and its expressive function of the masculine gender condition. On the other hand, media often refer to the researches on the increasing importance of women in the decision process of buying the family car. The category of automobiles projects a favorable space to discuss the encounter of practices and meanings of consumption for men and women, which, when invested in the same product, generate a turbulent and enriching scenario. The objective of this work was to investigate the construction of consumer practices and narratives in a gender litigation area, where men and women adopt the same market as a resource for formatting their particular and opposing gender identities. We conducted in-depth interviews (RJ and MG) and discussion groups with men and women. With this paper, we propose the concept of gender arenas, defined as the space of consumption that presents specific identity marks, offering a new layer of interpretation of the gender issue, in the encounter between object and individual. The construction of gender identities adopt symbolic and material resources, but they unfold in spaces that filter and redefine these messages.
Palavras-chave: Identidade de gênero
Automóveis
Consumo
Gender identify
Automobiles
Consumption
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Instituto COPPEAD de Administração
Editora: Universidade Estadual de Maringá
In: RIMAR Revista Interdisciplinar de Marketing
Volume: 7
Número: 2
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISSN: 1676-9783
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

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