Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9409
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A efetividade da proteção do credor no novo processo de execução
Autor(es)/Inventor(es): Gullo, Camila Gonzalez
Tutor: Sandes, Luiz Calixto
Resumen: Analisam-se, sob a ótica do princípio da efetividade, as modificações recentes no Processo de Execução no que toca a proteção do credor. Para melhor compreensão do tema, primeiro há um resumo da evolução histórica do instituto da execução no mundo e no Brasil. Posteriormente são estudados os elementos básicos do Processo de Execução, seus requisitos, função e princípios do direito aplicados ao instituto. Em seguida, passa-se à análise da recente reforma que vem sofrendo o Código de Processo Civil Brasileiro, que vem ocorrendo mais fortemente desde o início da década de noventa, tomou força com a chegada da Emenda Constitucional nº45, em 2004 e teve como base sustentadora o Princípio da Efetividade. Assim, verifica-se a aplicabilidade dessas novas leis processuais no tempo e o poder de sua eficácia. Para aprofundar a análise da efetividade da proteção do credor no Processo de Execução, estudam-se os princípios em conflitos na execução, que são aqueles protetivos aos devedores e os que beneficiam os credores, além da demonstração da aplicação do Princípio da Ponderação de Interesses como solução à questão, com a análise especificamente sobre o direito ao sigilo bancário e à propriedade. Antes de concluir o trabalho, faz-se ainda necessária o estudo pontual das modificações mais significativas no Processo de Execução, com demonstração de jurisprudência, quando existente sobre o assunto e comentários sobre sua eficácia na prática jurídica. Por fim, chega-se a conclusão sobre a efetividade da proteção do credor no processo de execução e a possibilidade de se tornar plenamente eficaz com atitudes que devem ser tomadas pelos operadores de direito que contribuam para tornar realidade a eficácia, eficiência e celeridade que se busca no Processo de Execução Brasileiro.
Materia: Execução
Efetividade
Credor
Reforma
Processo Civil
Collection
Effectiveness
Creditor
Reform
Civil Procedure
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GULLO, Camila Gonzalez. A efetividade da proteção do credor no novo processo de execução. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CGGullo.pdf315.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.