Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9479
Tipo: Relatório
Título: Sistema brasileiro de inovação em biotecnologia: um estudo preliminar
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Renato Ferreira Marques dos
Gonçalves Neto, Cesar
Resumo: A moderna biotecnologia vem sendo apontada como a nova onda econômica, após a onda da Internet. Em todo o mundo, os paí ses têm trabalhado no sentido de estabelecer um sistema nacional de inovaç ão em biotecnologia que permita otimizar recursos e gerar o maior número possí vel de produtos e processos derivados de uma biotecnologia nacional. Bartholomew (1997) sugere um modelo para a análise dos sistemas de inovaç ão em biotecnologia em diferentes paí ses, a partir de fatores comuns a qualquer naç ão. Baseado nesse modelo, propõe-se uma análise preliminar do sistema de inovaç ão brasileiro para biotecnologia, procurando pontos fortes e fracos do sistema. Através de entrevistas e questionários, estabelece-se um panorama geral da situaç ão do Paí s, de acordo com a percepç ão de diversos atores envolvidos no sistema – alunos de pós-graduaç ão, professores, agentes de fomento e regulamentaç ão, empresários e formadores de polí tica. Como resultado, pode-se observar que o Brasil ainda tem um caminho longo a trilhar na organizaç ão de seu sistema de inovaç ão. A regulamentaç ão do setor, o financiamento a empresas start up e o aspecto cultural de aversão aos negócios dos pesquisadores brasileiros aparecem como os principais obstáculos ao estabelecimento do Paí s como uma ator significativo no cenário mundial, nesse setor; como pontos fortes, a tradiç ão cientí fica e o financiamento para a pesquisa de base. Ao final deste artigo, apresenta-se o esboç o de uma agenda de pesquisas direcionadas à melhoria do entendimento e desenvolvimento da Biotecnologia no Brasil.
Resumo: unavailable
Palavras-chave: Biotecnologia-Brasil.
Working paper
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Instituto COPPEAD de Administração
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Relatórios COPPEAD
Número: 360
Data de publicação: 2003
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 8575080431
ISSN: 1518-3335
Citação: SANTOS, Renato Ferreira Marques dos; GONÇALVES NETO, Cesar. Sistema brasileiro de inovação em biotecnologia: um estudo preliminar. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. (Relatórios COPPEAD, 360).
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RC_360-Comp..pdf118.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.