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http://hdl.handle.net/11422/948
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Derivação e composição: uma análise de -TECA |
Autor(es)/Inventor(es): | Melo, Camila Nunes de |
Orientador: | Gonçalves, Carlos Alexandre Victorio |
Resumo: | Neste trabalho, será analisado um desses formativos que não apresentam com clareza sua classe, fazendo com que o processo que o envolve não seja detectado com nitidez. Esse formativo é –tecaem formações tais como “maridoteca”, “textoteca” e “enoteca”, entre tantas outras. Ao longo do trabalho, ver-se-á que o elemento –tecaora se comporta como radical, ora como afixo. Seu comportamento instável é ideal para a discussão a que se propõe este trabalho. O objetivo deste trabalho é, portanto, discutir as diferenças entre dois processos de formação de palavras, derivação e composição, a partir da análise do elemento –teca. Este será utilizado para fins de exemplificação de como os processos aqui citados são, na verdade, componentes de um continuum. Além de defender a proposta de escala entre os processos, este trabalho também mostrará o quanto pode ser prejudicial conceber tais processos como é visto comumente na tradição morfológica que os define, considerando que esta não dá conta dos casos menos prototípicos. |
Palavras-chave: | Morfologia Formação de palavras |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
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