Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/9492
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A prática da ressonância no cotidiano |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Vanessa Valença dos |
Tutor: | Moreira, Ligia |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo levar os alunos ao aprendizado significativo de um assunto que até hoje não recebe a devida atenção nas escolas: ressonância. Nas aulas, serão abordadas oscilações forçadas e ondas como base importante para o ensino de ressonância. O método a ser utilizado é o uso de experimentos e vídeos como recursos para facilitar o aprendizado. Eles serão inseridos antes da definição do conceito que representarão em sala de aula. O trabalho é dividido em duas aulas onde a participação dos alunos é de extrema importância. Essa participação será feita basicamente através das concepções prévias dos alunos e das suas observações dos recursos já mencionados. Eles auxiliarão também nos experimentos, mas, de fato, o professor será o responsável nas suas realizações e nas definições dos conceitos. Ao fim do trabalho, situações cotidianas relacionadas à ressonância são apresentadas e espera-se que o aluno compreenda o fenômeno, entenda a sua importância e reconheça-o com certa facilidade. |
Materia: | Ressonância Oscilações Experimentos Cotidiano escolar |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2013 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VVSantos.pdf | 6.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.