Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9492
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A prática da ressonância no cotidiano
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Vanessa Valença dos
Tutor: Moreira, Ligia
Resumen: Este trabalho tem como objetivo levar os alunos ao aprendizado significativo de um assunto que até hoje não recebe a devida atenção nas escolas: ressonância. Nas aulas, serão abordadas oscilações forçadas e ondas como base importante para o ensino de ressonância. O método a ser utilizado é o uso de experimentos e vídeos como recursos para facilitar o aprendizado. Eles serão inseridos antes da definição do conceito que representarão em sala de aula. O trabalho é dividido em duas aulas onde a participação dos alunos é de extrema importância. Essa participação será feita basicamente através das concepções prévias dos alunos e das suas observações dos recursos já mencionados. Eles auxiliarão também nos experimentos, mas, de fato, o professor será o responsável nas suas realizações e nas definições dos conceitos. Ao fim do trabalho, situações cotidianas relacionadas à ressonância são apresentadas e espera-se que o aluno compreenda o fenômeno, entenda a sua importância e reconheça-o com certa facilidade.
Materia: Ressonância
Oscilações
Experimentos
Cotidiano escolar
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VVSantos.pdf6.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.