Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/9492
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A prática da ressonância no cotidiano |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Vanessa Valença dos |
Orientador: | Moreira, Ligia |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo levar os alunos ao aprendizado significativo de um assunto que até hoje não recebe a devida atenção nas escolas: ressonância. Nas aulas, serão abordadas oscilações forçadas e ondas como base importante para o ensino de ressonância. O método a ser utilizado é o uso de experimentos e vídeos como recursos para facilitar o aprendizado. Eles serão inseridos antes da definição do conceito que representarão em sala de aula. O trabalho é dividido em duas aulas onde a participação dos alunos é de extrema importância. Essa participação será feita basicamente através das concepções prévias dos alunos e das suas observações dos recursos já mencionados. Eles auxiliarão também nos experimentos, mas, de fato, o professor será o responsável nas suas realizações e nas definições dos conceitos. Ao fim do trabalho, situações cotidianas relacionadas à ressonância são apresentadas e espera-se que o aluno compreenda o fenômeno, entenda a sua importância e reconheça-o com certa facilidade. |
Palavras-chave: | Ressonância Oscilações Experimentos Cotidiano escolar |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VVSantos.pdf | 6.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.