Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9628
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Determinação da vida útil à fadiga em ponte de concreto armado considerando o espectro de veículos reais
Autor(es)/Inventor(es): Albuquerque, Igor Mastrianni de
Orientador: Pfeil, Michèle Schubert
Resumo: A consideração do estado limite de fadiga no dimensionamento de estruturas de pontes segundo as normas técnicas brasileiras é feita por meio da comparação entre a variação de tensões quase-estáticas nos materiais imposta por um único carregamento e um limite admissível. Uma vez que essa verificação é atendida, a estrutura é considerada como segura à fadiga mesmo para a ocorrência de um número infinito de ciclos de carregamento. Estruturas reais de pontes, entretanto, podem apresentar comportamento dinâmico e estão sujeitas a carregamentos de veículos que variam muito tanto no peso quanto na configuração de seus eixos, além de trafegarem em diferentes velocidades. Este trabalho apresenta o cálculo da vida útil à fadiga de uma ponte sujeita a passagem de veículos reais de rodovias brasileiras através da consideração do acúmulo de danos conforme a regra de Palmgren-Miner. O cálculo é feito para uma ponte de concreto armado biapoiada com duas vigas longarinas, considerando duas possibilidades de dimensionamento no estado limite último: a primeira segundo a normatização brasileira atual e a segunda considerando os materiais e os carregamentos normativos utilizados no início da década de 1980. Foram considerados os cenários em que a rodovia sofre aumento progressivo de fluxo de veículos até sua saturação, aumento no coeficiente de impacto devido a imperfeições na pavimentação e redução na área de armadura devido a corrosão do aço. Os resultados obtidos permitem uma apreciação da influência das condições de manutenção da obra na vida útil à fadiga das armaduras longitudinais de flexão.
Palavras-chave: Pontes
Fadiga
Veículos Reais
Regra de Palmgren-Miner
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10006773.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.