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http://hdl.handle.net/11422/9637
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Fernando Celso Uchôa | - |
dc.contributor.author | Bastos, Rodrigo Ruas | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T11:09:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9637 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | viga pré-moldada | pt_BR |
dc.subject | vão de ponte ferroviária | pt_BR |
dc.subject | concreto protendido | pt_BR |
dc.title | Estudo de viabilidade de uma viga pré-moldada de ponte ferroviária de 40 metros de vão para treliças lançadoras com capacidade de 1600 kN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Diaz, Benjamin Ernani | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Francisco José Costa | - |
dc.description.resumo | Desde os anos 80, os projetos de pontes ferroviárias com vigas protendidas pré-moldadas têm seus vãos limitados em valores próximos de 30 metros. Em 2011, BARREIRA [2] mostrou que, com os aumentos obtidos na resistência dos materiais concreto e aço ocorridos com o tempo, vãos de 36 metros são possíveis, com o peso próprio da viga continuando a não ultrapassar a capacidade das treliças lançadoras do mercado brasileiro, que é de 1200 kN. Sabe-se, no entanto, que já foram desenvolvidas, em âmbito mundial, novas treliças com capacidade de 1600 kN. Este projeto de graduação tem como objetivo estudar o aumento no vão de pontes ferroviárias, limitando-se o peso próprio de cada viga em 1600 kN e utilizando-se os avanços no aumento da resistência do concreto e do aço de protensão. Aqui, analisaremos a possibilidade de pontes com 40 metros de vão. Essa alternativa pode contribuir para a redução do custo de construção de pontes ferroviárias no País. Utilizando o trem tipo TB-360, da NBR 7189, foram examinadas duas alternativas com relações altura/vão de 1/12 e 1/11. Para essas soluções, foram desenvolvidos modelos computacionais para obtenção dos esforços solicitantes. A partir destes resultados, foi feito o posicionamento dos cabos, o dimensionamento e a verificação às tensões na estrutura. Ao final, foi analisada uma situação em que a ponte encontra-se em um trecho de curva da ferrovia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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