Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/9637
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo de viabilidade de uma viga pré-moldada de ponte ferroviária de 40 metros de vão para treliças lançadoras com capacidade de 1600 kN
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Rodrigo Ruas
Tutor: Cavalcanti, Fernando Celso Uchôa
Tutor : Diaz, Benjamin Ernani
Resumen: Desde os anos 80, os projetos de pontes ferroviárias com vigas protendidas pré-moldadas têm seus vãos limitados em valores próximos de 30 metros. Em 2011, BARREIRA [2] mostrou que, com os aumentos obtidos na resistência dos materiais concreto e aço ocorridos com o tempo, vãos de 36 metros são possíveis, com o peso próprio da viga continuando a não ultrapassar a capacidade das treliças lançadoras do mercado brasileiro, que é de 1200 kN. Sabe-se, no entanto, que já foram desenvolvidas, em âmbito mundial, novas treliças com capacidade de 1600 kN. Este projeto de graduação tem como objetivo estudar o aumento no vão de pontes ferroviárias, limitando-se o peso próprio de cada viga em 1600 kN e utilizando-se os avanços no aumento da resistência do concreto e do aço de protensão. Aqui, analisaremos a possibilidade de pontes com 40 metros de vão. Essa alternativa pode contribuir para a redução do custo de construção de pontes ferroviárias no País. Utilizando o trem tipo TB-360, da NBR 7189, foram examinadas duas alternativas com relações altura/vão de 1/12 e 1/11. Para essas soluções, foram desenvolvidos modelos computacionais para obtenção dos esforços solicitantes. A partir destes resultados, foi feito o posicionamento dos cabos, o dimensionamento e a verificação às tensões na estrutura. Ao final, foi analisada uma situação em que a ponte encontra-se em um trecho de curva da ferrovia.
Materia: viga pré-moldada
vão de ponte ferroviária
concreto protendido
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

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