Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9637
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de viabilidade de uma viga pré-moldada de ponte ferroviária de 40 metros de vão para treliças lançadoras com capacidade de 1600 kN
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Rodrigo Ruas
Orientador: Cavalcanti, Fernando Celso Uchôa
Coorientador: Diaz, Benjamin Ernani
Resumo: Desde os anos 80, os projetos de pontes ferroviárias com vigas protendidas pré-moldadas têm seus vãos limitados em valores próximos de 30 metros. Em 2011, BARREIRA [2] mostrou que, com os aumentos obtidos na resistência dos materiais concreto e aço ocorridos com o tempo, vãos de 36 metros são possíveis, com o peso próprio da viga continuando a não ultrapassar a capacidade das treliças lançadoras do mercado brasileiro, que é de 1200 kN. Sabe-se, no entanto, que já foram desenvolvidas, em âmbito mundial, novas treliças com capacidade de 1600 kN. Este projeto de graduação tem como objetivo estudar o aumento no vão de pontes ferroviárias, limitando-se o peso próprio de cada viga em 1600 kN e utilizando-se os avanços no aumento da resistência do concreto e do aço de protensão. Aqui, analisaremos a possibilidade de pontes com 40 metros de vão. Essa alternativa pode contribuir para a redução do custo de construção de pontes ferroviárias no País. Utilizando o trem tipo TB-360, da NBR 7189, foram examinadas duas alternativas com relações altura/vão de 1/12 e 1/11. Para essas soluções, foram desenvolvidos modelos computacionais para obtenção dos esforços solicitantes. A partir destes resultados, foi feito o posicionamento dos cabos, o dimensionamento e a verificação às tensões na estrutura. Ao final, foi analisada uma situação em que a ponte encontra-se em um trecho de curva da ferrovia.
Palavras-chave: viga pré-moldada
vão de ponte ferroviária
concreto protendido
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10006808.pdf5.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.