Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/966
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Diferenciais de rendimentos em relação à escolaridade: uma análise da tendência ocorrida no Brasil entre 1997 a 2013 |
Autor(es)/Inventor(es): | Leite, Gabrielle |
Orientador: | Ribeiro, Eduardo Pontual |
Resumo: | Avalia empiricamente como uma expansão na escolaridade dos indivíduos no Brasil afeta os rendimentos dos mesmos. Com base nos dados das PNADs de 1997, 2003, 2007 e 2013, referentes à renda principal dos trabalhadores, escolaridade e características observáveis, foi elaborada, tendo como referência a equação proposta por Mincer em seu trabalho de 1974, uma equação que pudesse medir e estimar os diferenciais de renda para os níveis de escolaridade do Ensino Médio Incompleto, Ensino Médio Completo, Ensino Superior Incompleto e Ensino Superior Completo, durante esse período. Os resultados nos mostram que os diferenciais de renda para os indivíduos que completam os ciclos escolares são maiores, especialmente os diferenciais referentes ao Ensino Superior completo, entretanto esses diferenciais apresentaram tendência de queda durante o período analisado. Esta monografia propõe mostrar a dinâmica dos diferenciais escolaridade no Brasil e propor razões que possam explicam a tendência de queda dos mesmos. |
Palavras-chave: | Capital humano Retornos à educação Escolaridade no Brasil |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GLeite.pdf | 961.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.