Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/967
Especie: Relatório
Título : JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Angélica
França, Juliana
Borges, Marcos
Borges, Antônio
Resumen: Esta pesquisa se propõe a trazer para a comunidade de deficientes visuais ferramentas e métodos mais apropriados para a adoção de tecnologias e acessibilidade. Faz parte deste trabalho também introduzir mecanismos que viabilizem a interação entre deficientes visuais e pessoas que não apresentem deficiência em sua visão durante o processo de aprendizagem. Este estudo foi baseado no modelo de aceitação de tecnologia Teoria Unificada de Aceitação de Tecnologia (UTAUT) e aplicado junto aos alunos do curso a distância JOGAVOX (software para desenvolvimento educacional inclusivo baseado em jogos). Os resultados indicam que a troca de informação e a construção de um aprendizado colaborativo considerando as características dos alunos já mencionadas, apresentam potencialidades para investimento em desenvolvimento nessa área. Dentre as potencialidades são destacadas o favorecimento da construção de conhecimento; a melhoria do aprendizado de tecnologia assistiva; e a aceitação de desenvolvimento de trabalhos colaborativos.
Resumen: This research intends to bring to the visually impaired comuunity tools and methods more appropriated to technology and accessibility adoption. This work introduces also mechanisms that enable the interaction between visually impaired and people who do not have disabilities in their vision during the knowledge process. This research was based on the technology acceptance model Unified Theory of Tecnology Acceptance (UTAUT) and applied to students of distance course JOGAVOX (software for comprehensive educational development based on games). The results indicate that the information exchange and building a collaborative learning with the students characteristics mentioned above, present potential to invest in improving in this area. Among the possibilities are highlighted favoring the construction of knowledge; improving the learning of assistive technology; and acceptance and development of collaborative work.
Materia: Tecnologia assistiva
Aprendizagem colaborativa
Assistive tecnology
Collaborative learning
Visually impaired persons
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Unidade de producción: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Es parte de: Relatório Técnico NCE
Número: 0315
Fecha de publicación: 3-mar-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DIAS, A. et al. JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2015. 14 p. (Relatório Técnico, 03/15)
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
c0315.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.