Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/967
Tipo: | Relatório |
Título: | JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais |
Autor(es)/Inventor(es): | Dias, Angélica França, Juliana Borges, Marcos Borges, Antônio |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a trazer para a comunidade de deficientes visuais ferramentas e métodos mais apropriados para a adoção de tecnologias e acessibilidade. Faz parte deste trabalho também introduzir mecanismos que viabilizem a interação entre deficientes visuais e pessoas que não apresentem deficiência em sua visão durante o processo de aprendizagem. Este estudo foi baseado no modelo de aceitação de tecnologia Teoria Unificada de Aceitação de Tecnologia (UTAUT) e aplicado junto aos alunos do curso a distância JOGAVOX (software para desenvolvimento educacional inclusivo baseado em jogos). Os resultados indicam que a troca de informação e a construção de um aprendizado colaborativo considerando as características dos alunos já mencionadas, apresentam potencialidades para investimento em desenvolvimento nessa área. Dentre as potencialidades são destacadas o favorecimento da construção de conhecimento; a melhoria do aprendizado de tecnologia assistiva; e a aceitação de desenvolvimento de trabalhos colaborativos. |
Resumo: | This research intends to bring to the visually impaired comuunity tools and methods more appropriated to technology and accessibility adoption. This work introduces also mechanisms that enable the interaction between visually impaired and people who do not have disabilities in their vision during the knowledge process. This research was based on the technology acceptance model Unified Theory of Tecnology Acceptance (UTAUT) and applied to students of distance course JOGAVOX (software for comprehensive educational development based on games). The results indicate that the information exchange and building a collaborative learning with the students characteristics mentioned above, present potential to invest in improving in this area. Among the possibilities are highlighted favoring the construction of knowledge; improving the learning of assistive technology; and acceptance and development of collaborative work. |
Palavras-chave: | Tecnologia assistiva Aprendizagem colaborativa Assistive tecnology Collaborative learning Visually impaired persons |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Unidade produtora: | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
In: | Relatório Técnico NCE |
Número: | 0315 |
Data de publicação: | 3-Mar-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | DIAS, A. et al. JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2015. 14 p. (Relatório Técnico, 03/15) |
Aparece nas coleções: | Relatórios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
c0315.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.