Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9696
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A disciplina dos contratos de transferência de tecnologia: análise crítica e perspectivas dentro do cenário de desenvolvimento tecnológico
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Priscilla Goulart da
Orientador: Assafim, João Marcelo de Lima
Resumo: Neste estudo é analisada a disciplina dos contratos de transferência de tecnologia sendo feita uma análise crítica sobre seus principais pontos e sendo apresentadas algumas perspectivas sobre seu efeito para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Para melhor compreensão do tema, a primeira parte volta-se aos aspectos conceituais da propriedade industrial e da transferência de tecnologia. Na segunda parte estudam-se os contratos de transferência de tecnologia, analisando seus aspectos como requisitos, características, função social, modalidades e intervenção estatal nesses contratos. A terceira parte, dedica-se ao estudo mais aprofundado da disciplina dos contratos de transferência de tecnologia, onde é abordada uma análise crítica das normas sobre eles incidentes e as implicações trazidas por tais normas no tocante ao desenvolvimento econômico, mormente ao desenvolvimento tecnológico nacional.
Palavras-chave: Transferência de Tecnologia
Contratos de Transferência de Tecnologia
Intervenção do Estado
Desenvolvimento Tecnológico
Technology Transfer
Technology Transfer Contracts
State intervention
Technological Development
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Priscilla Goulart da. A disciplina dos contratos de transferência de tecnologia: análise crítica e perspectivas dentro do cenário de desenvolvimento tecnológico. 2008. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PGSilva.pdf580.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.