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http://hdl.handle.net/11422/9730
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alho, Alexandre Teixeira de Pinho | - |
dc.contributor.author | Cunha, Túlio Jaguar da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T19:17:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9730 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | injeção de ar | pt_BR |
dc.subject | redução da resistência | pt_BR |
dc.subject | embarcações | pt_BR |
dc.subject | malha computacional | pt_BR |
dc.title | Analise da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva Neto, Severino Fonseca da | - |
dc.contributor.referee2 | Albrecht, Carl Horst | - |
dc.description.resumo | O presente projeto de graduação tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo numérico em CFD (Computational Fluid Dynamics) aplicado à análise da efetividade da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações. O modelo desenvolvido possui particular ênfase na descrição do campo de escoamento bifásico ao redor do casco. A efetividade da injeção de ar para a redução da resistência friccional foi avaliada tendo como referência o casco de uma embarcação de competição movida à energia solar. A avaliação foi conduzida através de simulações numéricas, via CFD (Computational Fluid Dynamics), do escoamento ao redor do casco. O pacote comercial ANSYS CFX, versão 14.0, foi utilizado para o desenvolvimento do modelo numérico. O modelo matemático adotado pelo código ANSYS CFX é baseado na solução implícita das equações RANS, discretizadas pelo método dos volumes finitos em todo o domínio fluido. As análises foram feitas para três diferentes velocidades (8,10 e 12 nós).Os resultados obtidos foram bastante otimistas, tendo alcança do uma diminuição de 19,2% na resistência ao avanço da embarcação em relação ao casco original para a maior velocidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Naval e Oceânica |
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