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dc.contributor.advisorAlho, Alexandre Teixeira de Pinho-
dc.contributor.authorCunha, Túlio Jaguar da-
dc.date.accessioned2019-09-19T19:17:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:20Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9730-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinjeção de arpt_BR
dc.subjectredução da resistênciapt_BR
dc.subjectembarcaçõespt_BR
dc.subjectmalha computacionalpt_BR
dc.titleAnalise da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Severino Fonseca da-
dc.contributor.referee2Albrecht, Carl Horst-
dc.description.resumoO presente projeto de graduação tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo numérico em CFD (Computational Fluid Dynamics) aplicado à análise da efetividade da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações. O modelo desenvolvido possui particular ênfase na descrição do campo de escoamento bifásico ao redor do casco. A efetividade da injeção de ar para a redução da resistência friccional foi avaliada tendo como referência o casco de uma embarcação de competição movida à energia solar. A avaliação foi conduzida através de simulações numéricas, via CFD (Computational Fluid Dynamics), do escoamento ao redor do casco. O pacote comercial ANSYS CFX, versão 14.0, foi utilizado para o desenvolvimento do modelo numérico. O modelo matemático adotado pelo código ANSYS CFX é baseado na solução implícita das equações RANS, discretizadas pelo método dos volumes finitos em todo o domínio fluido. As análises foram feitas para três diferentes velocidades (8,10 e 12 nós).Os resultados obtidos foram bastante otimistas, tendo alcança do uma diminuição de 19,2% na resistência ao avanço da embarcação em relação ao casco original para a maior velocidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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