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http://hdl.handle.net/11422/9730
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Analise da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações |
Autor(es)/Inventor(es): | Cunha, Túlio Jaguar da |
Tutor: | Alho, Alexandre Teixeira de Pinho |
Resumen: | O presente projeto de graduação tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo numérico em CFD (Computational Fluid Dynamics) aplicado à análise da efetividade da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações. O modelo desenvolvido possui particular ênfase na descrição do campo de escoamento bifásico ao redor do casco. A efetividade da injeção de ar para a redução da resistência friccional foi avaliada tendo como referência o casco de uma embarcação de competição movida à energia solar. A avaliação foi conduzida através de simulações numéricas, via CFD (Computational Fluid Dynamics), do escoamento ao redor do casco. O pacote comercial ANSYS CFX, versão 14.0, foi utilizado para o desenvolvimento do modelo numérico. O modelo matemático adotado pelo código ANSYS CFX é baseado na solução implícita das equações RANS, discretizadas pelo método dos volumes finitos em todo o domínio fluido. As análises foram feitas para três diferentes velocidades (8,10 e 12 nós).Os resultados obtidos foram bastante otimistas, tendo alcança do uma diminuição de 19,2% na resistência ao avanço da embarcação em relação ao casco original para a maior velocidade. |
Materia: | injeção de ar redução da resistência embarcações malha computacional |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
Unidade de producción: | Escola Politécnica |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | ago-2013 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Naval e Oceânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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