Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9730
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Analise da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Túlio Jaguar da
Orientador: Alho, Alexandre Teixeira de Pinho
Resumo: O presente projeto de graduação tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo numérico em CFD (Computational Fluid Dynamics) aplicado à análise da efetividade da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações. O modelo desenvolvido possui particular ênfase na descrição do campo de escoamento bifásico ao redor do casco. A efetividade da injeção de ar para a redução da resistência friccional foi avaliada tendo como referência o casco de uma embarcação de competição movida à energia solar. A avaliação foi conduzida através de simulações numéricas, via CFD (Computational Fluid Dynamics), do escoamento ao redor do casco. O pacote comercial ANSYS CFX, versão 14.0, foi utilizado para o desenvolvimento do modelo numérico. O modelo matemático adotado pelo código ANSYS CFX é baseado na solução implícita das equações RANS, discretizadas pelo método dos volumes finitos em todo o domínio fluido. As análises foram feitas para três diferentes velocidades (8,10 e 12 nós).Os resultados obtidos foram bastante otimistas, tendo alcança do uma diminuição de 19,2% na resistência ao avanço da embarcação em relação ao casco original para a maior velocidade.
Palavras-chave: injeção de ar
redução da resistência
embarcações
malha computacional
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Naval e Oceânica

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