Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9768
Tipo: Dissertação
Título: Investigação do fenômeno de auto-cicatrização de fissuras em microconcreto de alta performance reforçado com fibras de aço e sisal
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Tamara Nunes da Cunha
Orientador: Toledo Filho, Romildo Dias
Resumo: Nesta dissertação foi estudada a auto-cicatrização de fissuras de microconcretos de cimento-escória reforçados com frações volumétricas de fibras curtas (lf=13 mm) de aço e sisal de 1,0-1,28% e 0,28-0,64%, respectivamente. Fissuras de 200 µm de abertura foram induzidas sob cargas de tração direta, aos 28 dias de idade, em corpos de prova de 30x60x300 mm, extraídos de placas de 30x600x900 mm. As amostras foram condicionadas em água (A) ou realizando-se ciclos de molhagem e secagem (M&S) durante 3 e 6 meses. Ensaios de tração direta foram realizados após o condicionamento e a partir dos resultados obtidos foram calculados os índices de recuperação da capacidade de carga (IRT) e de recuperação da rigidez (IRD). Ensaios termogravimétricos foram realizados para identificação das fases presentes na matriz e no material de preenchimento da fissura. Para o estudo da interação fibra-matriz e da cicatrização de microfissuras formadas nessa região foi realizado um pré-arrancamento de 200 µm da fibra de aço da matriz e, após o condicionamento, ensaios de arrancamento. Através de tomografia computadorizada determinou-se o efeito da orientação/concentração das fibras ao longo da espessura e comprimento da placa que foram correlacionados com o comportamento na tração direta pós-cicatrização das amostras. A presença das fibras porosas de sisal permitiu uma maior nucleação de produtos hidratados (CaCO3 e CAH) nas fissuras pré-induzidas na tração direta. Microfissuras menores que 60 µm foram seladas, resultando na recuperação do IRT. Resultados de tomografia indicaram maior concentração de fibras de aço no terço inferior das amostras resultando em fissuras de menor abertura e maior cicatrização. Fissuras de 200 µm presentes na face superior das amostras apresentaram selamento parcial, afetando a performance do IRD.
Resumo: In this dissertation was studied the self-healing phenomenon of cement-slag microconcretes reinforced with volumetric fractions of short fibers (lf=13 mm) of steel and sisal of 1,0-1,28% and 0,28-0,64%, respectively. Crack opening of 200 µm were induced under direct tensile loads at 28 days of age in 30x60x300 mm specimens drawn from 30x600x900 mm slabs. Samples were conditioned in water (W) or wet and dry cycles (W&D) cycles for 3 and 6 months. Direct tensile tests were performed after conditioning and from the obtained results were calculated the load capacity recovery (IRT) and stiffness recovery (IRD) indexes. Thermogravimetric tests were performed to identify the phases present in the matrix and in the filler filling material. For the study of the fiber-matrix interface and the healing of microcracks formed in this region, a pre-slip of 200 µm of a steel fiber from the matrix was conducted and, after conditioning, pull-out tests was performed. Computed tomography determined the effect of the orientation/concentration of fibers along the thickness and length of the slab and that were correlated with the behavior in the direct tensile post-healing behaviour of the samples. The presence of the porous sisal fibers allowed a higher nucleation of hydrated products (CaCO3 and CAH) in the pre-induced cracks in direct tensile. Micro-cracks smaller than 60 µm were sealed resulting in IRT’s recovery. CT Scan results indicated a higher concentration of steel fibers in the lower third of the samples, resulting in smaller cracks and greater healing. Cracks of 200 µm located on the upper face of the samples showed partial sealing, affecting IRD performance.
Palavras-chave: Engenharia civil
Selamento
Fibras de aço
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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