Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9774
Type: Dissertação
Title: Investigação analítica, numérica e experimental do modo de flambagem distorcional em perfis formados a frio
Author(s)/Inventor(s): Salles, Guilherme Cardoso de
Advisor: Batista, Eduardo de Miranda
Co-advisor: Cardoso, Daniel Carlos Taissum
Abstract: Este trabalho trata da flambagem distorcional em perfis formados a frio de seção U enrijecido sujeitos à compressão uniforme. Uma revisão bibliográfica dos modos de flambagem em estruturas de paredes finas é feita, com foco no modo distorcional. Diante da inexistência de um modelo analítico para compreensão deste modo de flambagem, essa dissertação desenvolve modelos e equações racionais para descrever esse fenômeno, aplicando o Método do Quociente de Rayleigh. Para avaliação dos modelos desenvolvidos, estes são comparados, para seções U enrijecido de diversas geometrias, com métodos baseados na Teoria Generalizada de Vigas e com modelos manuais de cálculo apresentados na revisão bibliográfica. Além disso, análises adicionais dos modelos desenvolvidos são apresentadas possibilitando melhor compreensão do modo distorcional. Uma investigação experimental é feita, com ensaio de uma coluna biengastada afetada pelo modo distorcional. Considerações sobre a força crítica experimental, desenvolvimento dos modos de flambagem e comportamento póscrítico da coluna fazem parte dessa investigação experimental.
Abstract: This work deals with distortional buckling of cold-formed lipped channels subject to uniform compression. A review of buckling in thin-walled structures is presented focusing on the distortional mode. Given the still inexistence of an analythical approach to distortional buckling, a rational approach based on Rayleigh Quotient method is developed and presented. In order to validate the proposed methods, results are compared with those obtained with Generalised Beam Theory (GBT) and those obtained with hand-methods for wide range of C-sections. Further analysis of the proposed methods shed some light on the distortional buckling mechanisms. The experimental investigation consisted of compression test of a column prone to distortional buckling with fixed-ends. This investigation included experimental determination of critical loads, observations of the buckling modes and post-buckling behaviour of the column.
Keywords: Engenharia civil
Estabilidade estrutural
Colunas
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Department : Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Civil

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