Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/978
Especie: Relatório
Título : Compreendendo a formação de conceitos geométricos através do processo de representação mental
Autor(es)/Inventor(es): Alves, George de Souza
Soares, Adriana Benevides
Resumen: No presente trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre as principais idéias relacionadas à representação mental do conhecimento e uma investigação a respeito de sua influência sobre a aprendizagem da geometria. Para tanto, buscou-se compreender e explicitar alguns conceitos oriundos do tratamento da informação, sub-área da psicologia cognitiva, a respeito da representação mental, e da educação matemática, sobre os processos cognitivos envolvidos na construção do conhecimento geométrico e sobre as teorias de Frege, Fischbein e Vergnaud que enfocaram a importância da intuição, da percepção, da visualização e da representação na construção de um conceito. O objetivo central foi correlacionar os dois estudos e mostrar como a compreensão do primeiro pode auxiliar um professor na elaboração de atividades de ensino que visem a formação de conceitos geométricos, através da aproximação existente entre os quatro níveis mentais que caracterizam o processo de representação mental (a percepção, a imagem, a simbolização e a conceitualização) e os principais pilares para a questão da construção de um conceito, apontados nas mencionadas teorias de Frege, Fischbein e Vergnaud.
Resumen: In the present work it was made a bibliographical revision on the main ideas related to the mental representation of the knowledge and an inquiry regarding its influence on the learning of Geometry. For in such a way, one searched to understand and to show some deriving concepts of the Treatment of the Information, sub-area of Cognitive Psychology, regarding the mental representation, and of the Mathematical Education, on the involved cognitive processes in the construction of the geometric knowledge and on the theories of Frege, Fischbein and Vergnaud that had focused the importance of the intuition, the perception, the visualization and the representation in the construction of a concept. The main objective was to correlate the two studies and to show as the understanding of the first one can assist a teacher in the elaboration of activities of education that aim at the formation of geometric concepts, through the existing approach between the four mental levels that characterize the process of mental representation (the perception, the image, the simbolização and the conceitualização) and the main pillars for the question of the construction of a concept, pointed in the mentioned theories of Frege, Fischbein and Vergnaud.
Materia: Representação mental
Processo cognitivo
Cognitive process
Mental representation
Formação de conceitos geométricos
Formation of geometric concepts
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Unidade de producción: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Es parte de: Relatório Técnico NCE
Número: 1204
Fecha de publicación: 1-sep-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ALVES, G. de S.; SOARES, A. B. Compreendendo a formação de conceitos geométricos através do processo de representação mental. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2004. 11 p. (Relatório Técnico, 12/04)
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
12_04_000635636.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.