Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9826
Tipo: Dissertação
Título: Validação numérico-experimental do colapso distorcional de colunas metálicas em perfil formado a frio
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Gabriela Ribeiro
Orientador: Ladesmann, Alexandre
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise numérico-experimental de colunas de aço em perfil formado a frio (PFF) com seção U enrijecida ( Ue) sob compressaõ axial, sujeitas ao modo de falha distorcional, com a finalidade de calibrar um modelo numérico desenvolvido por LANDESMANN & CAMOTIM (2013) e estudar aplicabilidade do Método da Resitência Direta ( MRD)- este prescrito pelas normas ABNT NBR 14762:2010 e AISI S100:2016- na estimativa da resistência última. Os modos de flambagem e as respectivas forças críticas são determinados por meio da Teoria Generalizada de Vigas, com emprego do programa de livre acesso GBTul (IST/Portugal). Os testes experimentais avaliaram dezessete colunas com extremidades fixas, variando as proporções geométricas ( razão alma/mesa) com o objetivo de estudar se algumas dessas relações têm influência no comportamento de pós flambagem distorcional. As imperfeições iniciais e as propriedades mecânicas do aço foram previamente medidas. As trajetórias de equilíbrio, as forças máximas resistentes, as configurações deformadas e o mecanismo de colapso fornecem resultados relevantes para a descrição do comportamento dessa colunas. A calibração do modelo numérico e validação dos resultados experimentais são realizadas a partir de uma análise não linear física e geométrica, por meio de um modelo numérico de elementos finitos de casca- desenvolvido com auxílio de software ANSYS. Os resultados numéricos evidenciaram o arqueamento das chapas de extremidade das colunas, alterando suas condições de apoio. A compilação dos resultados experimentais e numéricos de resistência última das colunas é usada na avaliação da curva de dimensionamento codificada pelo MRD, bem como no ajuste de uma nova equação para as condições observadas.
Resumo: This Works presents a numerical- experimental investigation of cold formed steel lipped channel columns under axial compression, subjected to distortional failure, in order to calibrate the numerical model developed by LANDESMANN & CAMOTIM ( 2013) and the study the applicability of the Direct Strength Method ( DSM) – which is prescribed in the Brazilian standard ABNT NBR 14762:2010 and in the American standard AISI S100:2016 – in the ultimate strength estimation. The buckling modes and the correspondent ultimate strength values were obtained by means of Generalized Beam Theory, through the GBtul code ( IST/Portugal). The experimental tests assessed 17 fixed-ended columns, with variable geometric proportions, aiming to study if those aspects influence the distortional post-bubkling behavior. Measurements of initial imperfections and steel’s mechanical properties were also taken prior to compression tests. The equilibrium paths, ultimate strength and deformed configurations ( including the failure mode) provide relevant results for the description of the columns’ behavior. The calibrations of numerical model and validation of the experimental results were determined through ANSYS geometrical and material SFEA ( shell finite element analyses). The numerical results evidenced the arching of the columns’ end plates, changing their support conditions. The compilation of the columns’ ultimate strength experimental and numerical results is used in the assessment of the DSM design curves, as well as in the adjustment of a new equation for the observed support conditions.
Palavras-chave: Engenharia civil
Método da resistência direta
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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