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http://hdl.handle.net/11422/9920
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Análise numérica da vibração do eixo propulsor de AHTS acoplado ao casco ajustado por medições em escala real |
Autor(es)/Inventor(es): | Miranda, Flavio Augusto Vieira de |
Orientador: | Silva Neto, Severino Fonseca da |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é a análise de vibrações através de modelo computacional utilizando o software Nastran 4.0 para obter as frequências naturais do modelo (casco + eixo) e comparar com medições em escala real, analisando assim possíveis casos de ressonância. A embarcação tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply) e o seu eixo foram modelados separadamente no software Nastran 4.0, e um terceiro modelo do acoplamento casco + eixo foi feito posteriormente. Seu eixo propulsor foi representado através de suas dimensões e propriedades, possibilitando uma análise da reação nos mancais ao próprio peso do eixo. As propriedades das seções transversais do casco foram incorporadas ao modelo do eixo resultando no modelo computacional acoplado (casco + eixo) citado. Após a inserção da massa virtual no modelo e a obtenção de suas frequências naturais, essas são comparadas às obtidas com a medição em escala real, com o intuito de verificar possíveis condições de ressonância nas faixas de operações dos motores principais e outros equipamentos. Cria-se assim a matriz de influência, ferramenta para análise das reações em cada mancal, possibilitando estudos sobre desgastes prematuros de equipamentos, como buchas, rolamentos e etc |
Palavras-chave: | Vibração Viga de Timoshenko |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval e Oceânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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