Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11117
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensino de polímeros nas escolas
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Mariana da Silva
Orientador: Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Resumo: O presente trabalho investiga o quadro atual do ensino de Polímeros no Ensino Médio, bem como propor uma sequência de atividades didáticas sobre o tema, que é pouco discutido em sala de aula devido, principalmente, à falta de tempo no ano letivo, já que sua apresentação é prevista, no Currículo Básico de Química do Estado do Rio de Janeiro, no 4° bimestre do 3° ano. Seguindo as teorias de Paulo Freire, Vygotsky e Bachelard, discutimos como podemos, enquanto professores, ensinar a Química de forma a despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, sobretudo, desmistificando a Química como algo abstrato e complexo na visão dos alunos. Objetivamos, ainda, trabalhar o conteúdo sobre polímeros de forma a demonstrar sua importância e uso no dia-a dia, e não apenas sua relação com os plásticos. Discutimos nesse trabalho, ainda, a importância do professor em relação ao processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos críticos e conscientes para participar da sociedade de forma ativa.
Palavras-chave: Polímeros
Ensino de química
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Ago-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana da Silva Alves.pdf953.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.