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http://hdl.handle.net/11422/12476
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Redução das omissões de CO2 do setor de transportes brasileiro aplicando a metodologia de diagrama de fontes de carbono |
Author(s)/Inventor(s): | Espíndola, Gabriel Lopes |
Advisor: | Queiroz, Eduardo Mach |
Co-advisor: | Francisco, Flávio da Silva |
Abstract: | As ações antrópicas têm causado grande impacto ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Em 2016, o Brasil entrou no Acordo de Paris. As Contribuições Nacionalmente Determinadas (CND) do Brasil estabelecem o compromisso de reduzir as emissões de GEE a um nível 37% inferior ao de 2005, em 2025, além de cumprir uma meta indicativa subsequente de 43% menos emissões em relação a 2005, em 2030. O Diagrama de Fontes de Carbono (DFC) é uma metodologia que permite a identificação das fontes necessárias para suprir uma determinada demanda por meio da elaboração de um planejamento energético, respeitando os limites de emissão de GEE. O presente trabalho tem como base a utilização do DFC com sua adaptação para aplicação no setor de transporte de cargas do Brasil. Para demonstrar a aplicabilidade da metodologia DFC no setor de transportes, foi utilizado como base o trabalho de Walmsley et al. (2015), que trata de um planejamento energético do setor de transportes da Nova Zelândia, de forma que os níveis de emissão em 2050 sejam os mesmos que em 1990. Os resultados encontrados para a metodologia DFC foram bastante próximos dos obtidos pelos autores, provando, portanto, a eficácia da metodologia. Aplicando a metodologia DFC ao sistema de transporte de cargas do Brasil, com o objetivo de obter cenários de minimização das emissões de CO2, e avaliar a viabilidade do cumprimento das metas estabelecidas nas CND, concluiu-se que a quantidade de transporte estimada em 2025, de 2.808,5 Gt-km, seria responsável por 46.371 kt-CO2, respeitando o limite de emissão, que é de 46.686 kt-CO2. Por sua vez, a quantidade de transporte estimada em 2030, de 3.072,9 Gt-km, emitiria 40.164 kt-CO2, abaixo do limite de 42.240 kt-CO2. |
Keywords: | Dióxido de carbono Gases Efeito estufa Planejamento energético Transporte de cargas Estudo de caso |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA |
Production unit: | Escola de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Feb-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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