Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12511
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Inclusão em educação e a prática pedagógica |
Author(s)/Inventor(s): | Albertassi, Lana da Silva |
Advisor: | Santos, Mônica Pereira dos |
Abstract: | O objetivo deste estudo é verificar como a inclusão de alunos com deficiência tem sido trabalhada em uma escola pública do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e como as iniciativas de formação continuada foram oferecidas a esses professores. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa¹ baseada em um estudo de caso, através de entrevistas individuais semiestruturada com as professoras de turmas regulares da escola investigada e também através de pesquisa bibliográfica. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela análise de conteúdo baseada em Laurence Bardin (1979). Com a presente monografia foi possível compreender as fases históricas da educação especial (MIRANDA, 2010, p.2), e da inclusão escolar através das legislações² que defendem esse tema, assim como, as contradições entre a teoria e prática³ na inclusão em educação, entender melhor o que é uma educação inclusiva de qualidade e seus desafios, e também descrever a concepção de vários autores sobre o tema. Quanto aos resultados, percebeu-se que é preciso investir mais na formação continuada dos professores de turmas regulares para que os mesmos venham a ser mais capacitados para trabalharem com os alunos com deficiência. |
Keywords: | Educação inclusiva Estudantes com deficiência Formação de professores Prática de ensino Escola pública Ensino fundamental |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | ALBERTASSI, Lana da Silva. Inclusão em educação e a prática pedagógica . 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAlbertassi.pdf | 887.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.