Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12511
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Inclusão em educação e a prática pedagógica
Author(s)/Inventor(s): Albertassi, Lana da Silva
Advisor: Santos, Mônica Pereira dos
Abstract: O objetivo deste estudo é verificar como a inclusão de alunos com deficiência tem sido trabalhada em uma escola pública do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e como as iniciativas de formação continuada foram oferecidas a esses professores. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa¹ baseada em um estudo de caso, através de entrevistas individuais semiestruturada com as professoras de turmas regulares da escola investigada e também através de pesquisa bibliográfica. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela análise de conteúdo baseada em Laurence Bardin (1979). Com a presente monografia foi possível compreender as fases históricas da educação especial (MIRANDA, 2010, p.2), e da inclusão escolar através das legislações² que defendem esse tema, assim como, as contradições entre a teoria e prática³ na inclusão em educação, entender melhor o que é uma educação inclusiva de qualidade e seus desafios, e também descrever a concepção de vários autores sobre o tema. Quanto aos resultados, percebeu-se que é preciso investir mais na formação continuada dos professores de turmas regulares para que os mesmos venham a ser mais capacitados para trabalharem com os alunos com deficiência.
Keywords: Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Formação de professores
Prática de ensino
Escola pública
Ensino fundamental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALBERTASSI, Lana da Silva. Inclusão em educação e a prática pedagógica . 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAlbertassi.pdf887.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.