Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12694
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dc.contributor.advisorMoehlecke, Sabrina-
dc.contributor.authorFerreira, Rebeca Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-08T01:05:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rebeca Oliveira. A experiência das Unidades de Polícia Pacificadora Sociais no Rio de Janeiro: limites e possibilidades de sua atuação educativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12694-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforço escolarpt_BR
dc.subjectFavelaspt_BR
dc.subjectPoliciamento comunitáriopt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.titleA experiência das Unidades de Polícia Pacificadora Sociais no Rio de Janeiro: limites e possibilidades de sua atuação educativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo compreender melhor o conceito e os debates acerca da educação em espaços não-escolares, como distintas possibilidades de atuação do pedagogo na sociedade. Inicialmente, foi feita uma análise bibliográfica, por meio da revisão da literatura na área, além de consulta a fontes documentais e sites. Em seguida, analisou-se uma experiência específica das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro, particularmente em seus projetos sociais, a fim de aprofundar a discussão por meio de um projeto específico que tivesse uma ação ou finalidade educativa. Desse modo, chegamos ao Projeto de Reforço Escolar ―CAJU – Caminho Auxiliar da Juventude, da UPP do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. Além da pesquisa em sites, foi feita uma entrevista semi-estruturada com a policial militar idealizadora e coordenadora do projeto CAJU. Como resultado, pudéssemos refletir e compreender melhor os limites e as possibilidades dessa atuação, particularmente em termos do trabalho formativo e educativo desenvolvido, além de perceber que a educação não-formal é um vasto campo de atuação para os pedagogos em nossa sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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