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http://hdl.handle.net/11422/12694
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Moehlecke, Sabrina | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Rebeca Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T01:05:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Rebeca Oliveira. A experiência das Unidades de Polícia Pacificadora Sociais no Rio de Janeiro: limites e possibilidades de sua atuação educativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12694 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reforço escolar | pt_BR |
dc.subject | Favelas | pt_BR |
dc.subject | Policiamento comunitário | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.title | A experiência das Unidades de Polícia Pacificadora Sociais no Rio de Janeiro: limites e possibilidades de sua atuação educativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como objetivo compreender melhor o conceito e os debates acerca da educação em espaços não-escolares, como distintas possibilidades de atuação do pedagogo na sociedade. Inicialmente, foi feita uma análise bibliográfica, por meio da revisão da literatura na área, além de consulta a fontes documentais e sites. Em seguida, analisou-se uma experiência específica das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro, particularmente em seus projetos sociais, a fim de aprofundar a discussão por meio de um projeto específico que tivesse uma ação ou finalidade educativa. Desse modo, chegamos ao Projeto de Reforço Escolar ―CAJU – Caminho Auxiliar da Juventude, da UPP do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. Além da pesquisa em sites, foi feita uma entrevista semi-estruturada com a policial militar idealizadora e coordenadora do projeto CAJU. Como resultado, pudéssemos refletir e compreender melhor os limites e as possibilidades dessa atuação, particularmente em termos do trabalho formativo e educativo desenvolvido, além de perceber que a educação não-formal é um vasto campo de atuação para os pedagogos em nossa sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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