Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12694
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A experiência das Unidades de Polícia Pacificadora Sociais no Rio de Janeiro: limites e possibilidades de sua atuação educativa |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Rebeca Oliveira |
Orientador: | Moehlecke, Sabrina |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo compreender melhor o conceito e os debates acerca da educação em espaços não-escolares, como distintas possibilidades de atuação do pedagogo na sociedade. Inicialmente, foi feita uma análise bibliográfica, por meio da revisão da literatura na área, além de consulta a fontes documentais e sites. Em seguida, analisou-se uma experiência específica das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro, particularmente em seus projetos sociais, a fim de aprofundar a discussão por meio de um projeto específico que tivesse uma ação ou finalidade educativa. Desse modo, chegamos ao Projeto de Reforço Escolar ―CAJU – Caminho Auxiliar da Juventude, da UPP do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. Além da pesquisa em sites, foi feita uma entrevista semi-estruturada com a policial militar idealizadora e coordenadora do projeto CAJU. Como resultado, pudéssemos refletir e compreender melhor os limites e as possibilidades dessa atuação, particularmente em termos do trabalho formativo e educativo desenvolvido, além de perceber que a educação não-formal é um vasto campo de atuação para os pedagogos em nossa sociedade. |
Palavras-chave: | Reforço escolar Favelas Policiamento comunitário Pedagogos Educação não-formal |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Abr-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | FERREIRA, Rebeca Oliveira. A experiência das Unidades de Polícia Pacificadora Sociais no Rio de Janeiro: limites e possibilidades de sua atuação educativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RFerreira.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.