Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12887
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Auto da barca do inferno de Gil Vicente
Autor(es)/Inventor(es): Guerato, Wanderley Arruda
Orientador: Almeida, Desirée Bastos de
Resumo: Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente(1465 1536), dramaturgo Português, retrata uma sociedade medieval ainda presa aos conceitos da Idade Média, em que a religião desempenhava um papel preponderante na questão ‘justiçadivina’. Na História, O Diabo e Anjo estão, cada um com uma barca para conduzir as almas recém chegadas ao limbo para o Inferno ou para o Céu, conforme a vida dos desencarnados. Gil Vicente,critica de modo bem humorado as hipocrisias das pessoas, retratados em personagens comuns do período, e que de certa maneira são de um contínuo até os dias de hoje, passados mais de 400 anos! No presente projeto criamos figurinhos para os personagens conforme suas características de comportamento, procurando dar um entendimento subliminar para o ator que assumiria o personagem indicado para o trabalho. As figuras retratam tanto as cores, quanto a postura corporal de cada componente do texto.
Palavras-chave: Sociedade medieval
Gil Vicente
Religião
Indumentária
Figurino
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUERATO, Wanderley Arruda. Auto da barca do inferno de Gil Vicente. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Artes Cênicas - Indumentária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAGuerato.pdf4.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.