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dc.contributor.advisorOliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de-
dc.contributor.authorFernandes, Fernanda Pessoa-
dc.date.accessioned2020-08-14T01:10:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2017-05-10-
dc.identifier.citationFernandes, Fernanda Pessoa. Professora, é continha de quê?. 2017. 74 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12916-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectResolução de problemapt_BR
dc.titleProfessora, é continha de quê?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2534222073519593pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Silva, Ulisses Dias da-
dc.description.resumoEsta monografia apresenta uma investigação da própria prática em aulas de Matemática com a utilização da resolução de problemas como recurso. A pesquisa foi realizada em uma turma de 5o ano de uma escola pública da cidade de Duque de Caxias (RJ). Teve por objetivo analisar os saberes mobilizados e apropriados pelos alunos ao desenvolver estratégias pessoais para resolver problemas e identificar o papel da mediação da professora-pesquisadora. A análise baseou-se em episódios narrados que enfatizam a mediação e a mediação da professora-pesquisadora diante das resoluções dos alunos durante as aulas de matemática na turma. Como conclusão percebemos a importância das trocas entre os alunos e entre esses e a professora. E a análise das respostas e dos erros como forma de desestabilizar conceitos para desencadear processos reflexivos e assimilativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesBITTAR, Milena; FREITAS, José Luiz Magalhães; PAIS, Luiz Carlos. Técnicas e tecnologias no trabalho com as operações aritméticas nos anos iniciais do ensino fundamental. In SMOLE, K.S. e MUNIZ, C.A (Org). Matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. – Porto alegre: Penso, 2013- p. 15- 48 BRASIL, Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf, Acesso em 25 de fevereiro de 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf, Acesso em 25 de fevereiro de 2017.pt_BR
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