Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12916
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Professora, é continha de quê?
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Fernanda Pessoa
Orientador: Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de
Resumo: Esta monografia apresenta uma investigação da própria prática em aulas de Matemática com a utilização da resolução de problemas como recurso. A pesquisa foi realizada em uma turma de 5o ano de uma escola pública da cidade de Duque de Caxias (RJ). Teve por objetivo analisar os saberes mobilizados e apropriados pelos alunos ao desenvolver estratégias pessoais para resolver problemas e identificar o papel da mediação da professora-pesquisadora. A análise baseou-se em episódios narrados que enfatizam a mediação e a mediação da professora-pesquisadora diante das resoluções dos alunos durante as aulas de matemática na turma. Como conclusão percebemos a importância das trocas entre os alunos e entre esses e a professora. E a análise das respostas e dos erros como forma de desestabilizar conceitos para desencadear processos reflexivos e assimilativos.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação infantil
Resolução de problema
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Mai-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Fernandes, Fernanda Pessoa. Professora, é continha de quê?. 2017. 74 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFernandes.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.